energia eolica
É produzido no Brasil?
No Brasil é produzido apenas 1.200 megawatts, que é o que corresponde apenas a 0,6% do sistema elétrico nacional Principais Parques Eólicos no Brasil
-- Complexo Eólico Alto Sertão I - localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais.
- Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.
- Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts.
- Parque Eólico Alegria: instalado na cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts.
- Parque Eólico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte).
Possui capacidade instalada de 41 megawatts.
- Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.
Onde e quando foi produzido
O primeira vez que foi utilizada a energia eólica foi para bombeamento de água e para moer grãos através de cataventos é proveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C.. Esse tipo de moinho de eixo vertical veio a se espalhar pelo mundo islâmico sendo utilizado por vários séculos. Acreditase que antes da invenção dos cata-ventos na Pérsia, a China
(por volta de 2000 A.C.) e o Império Babilônico (por volta
1700 A.C) também utilizava cata-ventos rústicos para irrigação Qual país lidera esta tecnologia
1-China
Dona de 1/4 da capacidade eólica mundial, a China é o país que lidera a expansão do setor, com
75,5 mil