Dre - demonstração de resultados
O principal objetivo da DRE é apresentar de um modo geral o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período.
Na DRE deve constar as seguintes descrições: • a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; • a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; • as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; • o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; • o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; • as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; • o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
Diferença e importância da DRE para o Balanço Patrimonial
O BP e a DRE são dois "relatórios" diferentes, mas que se complementam entre si, o balanço apresenta a situação patrimonial da empresa, ou seja, quanto a empresa possui de bens ,direitos e obrigações, já a DRE retrata o aspecto da operação em si. Quanto a empresa traz de lucro para seus sócios, retrata a rentabilidade da empresa, demonstra como os lucros foram gerados. A DRE é de suma importância para o BP, pois explica como os lucros foram gerados.
MODELO DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Vendas de Mercadorias
Prestação de Serviços
(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Devoluções de Vendas
Abatimentos
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas
= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA
(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos