Dre dedutiva
Faculdade Santo Agostinho – FSA
Curso: Bacharelado em Administração
Professor (a). MS: Manoel Eulálio
Disciplina: Contabilidade Introdutória
Turma: 05M2A
ESTRUTURA - DRE DEDUTIVA
Aldirene Bezerra Silva
TERESINA – PI
2011
Aldirene Bezerra Silva
ESTRUTURA - DRE DEDUTIVA
Trabalho apresentado à Faculdade Santo Agostinho da Disciplina de Contabilidade Introdutória, como requisito parcial para obtenção de nota referente à 2ª avaliação, sob a orientação do(a) Prof. Ms.: Manoel Eulálio.
Faculdade Santo Agostinho
Teresina, março de 2011.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
CONCEITO A DRE (Demonstração do Resultado Exercício) é a demonstração contábil que em resumo das receitas e despesas em um determinado período, observando o princípio da competência. E tem como ênfase evidenciar a situação econômica de uma empresa, isto é, apuração do lucro ou prejuízo.
OBJETIVO O objetivo da DRE é fornecer aos usuários das demonstrações financeiras da empresa os dados básicos e essenciais da formação do resultado do exercício (lucro ou prejuízo).
OBRIGATORIEDADE É uma demonstração obrigatória, conforme determina o art. 175 da Lei n.º 6.404/76.
CONTEÚDO A Lei atual define o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deverá ser apresentado na forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, espesas, ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício, e por ação, sem confundir-se com a conta de Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição ou alocação do resultado O art. 187 determina que na sua estrutura deve ser da seguinte maneira:
✓ Receita Bruta de Vendas de Produtos e Serviços, nada mais é do que o faturamento bruto da entidade. ✓ Deduções da Receita Bruta, são as devoluções, abatimentos e impostos