Atividade 3 Metodos
Prof. Ms. Geni Francisca dos Santos Vanzo
Ciclos e Registros Contábeis
Ciclos e Registros Contábeis
Objetivos da Unidade
• Promover o conhecimento dos conceitos de “receita” e “despesa”;
• Estudar os “regimes” que determinam o critério de apropriação das receitas e despesas; • Apresentar a estrutura dedutiva da Demonstração do Resultado;
• Possibilitar o entendimento das nomenclaturas padrão utilizadas na Demonstração do
Resultado;
• Demonstrar como ocorre a apuração e a apropriação do resultado do exercício ao
Balanço Patrimonial;
• Verificar os efeitos do reinvestimento dos lucros nas empresas.
Conceitos e Definições
O resultado obtido por uma organização vai determinar a sua própria continuidade, pois qualquer organização só sobrevive mediante a obtenção de resultados positivos.
Não significa dizer que a ocorrência eventual de resultados negativos, isoladamente, possa significar a descontinuidade de uma organização. Entretanto, neste caso, se faz ainda mais necessária a análise das respectivas causas para que estas possam ser corrigidas a tempo de não comprometer o seu futuro.
O resultado das organizações, isto é, o valor que “sobra” após o cômputo de todas as receitas e despesas obtidas dentro de um determinado período de tempo, pode ser analisado por meio do exame atento da Demonstração do Resultado. Tal demonstrativo contábil é denominado Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, tendo em vista a obrigatoriedade de o seu levantamento ser anual, podendo, no entanto, ser elaborado a qualquer tempo, de acordo com as necessidades de informações dos respectivos usuários. 2
Ciclos e Registros Contábeis
Universidade Anhembi Morumbi
Antes de estudar a Demonstração do Resultado do Exercício, se faz necessário entender com propriedade o significado dos dois itens que a compõem – Receita e Despesa.
Receita
É chamado de “Receita” o valor obtido, pela entidade, na venda de bens, direitos, ou serviços. Sua