DRE Apresentação
No Brasil, as empresas estão vivendo de governança corporativa (a sociedade dirigida e monitorada). Essa governança envolve o SPED, a NFe e a adequação as Normas Internacionais de Contabilidade , com o objetivo de uma maior Transparência e melhor fiscalização dos tributos. Isso só está sendo possível graças às TI’s – Tecnologia da Informação.
SPED- Sistema público de escrituração digital
Visa: Reduzir o espaço para sonegação e reduzir a burocracia.
Divide-se em SPED Fiscal e SPED Contábil
SPED FISCAL- Notas fiscais que geram débito e crédito de tributos.
SPED Contábil- Substituição dos Livros de escrituração.
Obrigados a entregar: empresas optantes pelo lucro real.
Foi criado em 2005, pelo CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, o CPC-Comitê de Pronunciamentos Contábeis ( entidade autônoma que objetiva o estudo, preparo e a emissão de normas técnicas contábeis visando à convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. Adequar as normas brasileiras a normas internacionais.
Emite seus pronunciamentos através de CPC.
Demonstração do Resultado do Exercício
4.1 Conceito: É a demonstração da dinâmica patrimonial, evidencia, de forma estruturada, os componentes que provocaram a alteração na situação líquida patrimonial em determinado período.
Objetivo:
Fornecer aos usuários das demonstrações financeiras dados da formação do resultado (lucro ou prejuízo).
Obrigatoriedade:
Obrigatória, conf. Art. 175 da lei nº 6.404/76 e art. 1.179 da lei 10.406/2002 (Novo Código Civil brasileiro).
“ Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.