dra demostração
As demonstrações contábeis são um conjunto de relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas. Conforme o CPC 26 são essas demonstrações contábeis que evidenciam a saúde financeira e patrimonial da entidade, sendo elas:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado;
- Demonstração do Resultado Abrangente;
- Demonstração do Patrimônio Líquido;
- Demonstração do Fluxo de Caixa;
- Demonstração do Valor Adicionado; e
- Notas Explicativas.
Essas demonstrações devem ser apresentadas anualmente devendo demonstrar a situação patrimonial e financeira da empresa, podendo assim fazer o julgamento da capacidade que a entidade tem de continuar sua operação no futuro. Mostraremos um pouco mais sobre DRA - demonstração do resultado abrangente.
2. Demonstração resultado abrangente
Com o desenvolvimento contábil surgiram vários e atualizados conceitos que modificaram as demonstrações financeiras entre elas se encontra uma novidade trazida pela contabilidade das pequenas e médias empresas - PMES que é a demonstração do resultado abrangente, que demonstra a alteração no patrimônio liquido de uma sociedade decorrentes de transações e eventos, não originária de capitais de sócios.
Essa demonstração na verdade e a continuação da DRE que começa no lucro liquido e vai detalhando os valores de receitas e despesas que não são expostas na DRE, sendo elas contabilizadas diretamente no patrimônio liquido.
Analisamos várias definições da DRA entre ela esta a definição da - Financial Accounting Standards Board. (FASB) - que define a DRA como "uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimentos dos sócios e distribuições aos sócios" (Concept Statement Nº 6)
Essa demonstração consiste nas mudanças que ocorrem no