Dr. Escargo Complexidade em Morin
CURSO DE PEDAGOGIA
Aluno: Giselle M. Gregorio Ribeiro
RA: 9676472499
Série: 1º bimestre
RELATÓRIO DOS VÍDEOS:
Documentário (Dr. Esgargô)
Complexidade e Interdisciplinaridade em Morin
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
DR. ESCARGÔ
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO
O projeto de pesquisa “Dr. Escargô – Utilização de Pequenas e Criações na Terapia e no Processo Educacional”, criada pela professora Dra. Maria de Fátima Martins, e de sua equipe, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP de Pirassununga, só foi reconhecido em 2000. Onde foi premiado pela Fundação Getúlio Vargas, sendo considerado como um dos melhores trabalhos na área da educação e da cidadania.
A proposta inicialmente é introduzir pequenos animais no ambiente educacional de crianças, com necessidades especiais, como síndrome de down, crianças hiperativas, autistas e paralisia cerebral. A ideia inicial é construir um relacionamento entre humanos e animais através de conhecimentos e valores, através da curiosidade das crianças (não só de crianças, mas de todos em geral) em relação a alguns animais.
O escargô, escolhido pela professora Fátima, um animal pequeno e de características que lembram a ela algumas crianças com problemas físicos, mesmo com sua gosma e lentidão, causam curiosidades por possuir particularidades como carregar sua própria casa nas costas pra todos os lugares. Pela observação em animais é possível verificar a vontade de se relacionar com o meio ambiente, ver como vivem e como se desenvolvem. Essas interações no processo educacional e terapêutico mostram que o desafio em ter animais em sala de aula se torna motivador, construtivo e participativo na educação e aprendizagem em geral. As crianças começam a imaginar e ter ideias, desenvolvendo assim formas de conhecimento próprio e