DPF - Filtro de Partículas Diesel
O que é esse filtro? O motor diesel melhorou significativamente em termos de poluição atmosférica e sonora. A principal vantagem de um motor diesel é seu elevado rendimento bem como a baixa emissão de CO², no entanto, no que se refere a poluição, a sua desvantagem é a emissão de partículas de fuligem que são cancerígenas. Um filtro de partículas diesel é um componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para travar as partículas nocivas provenientes dos motores a diesel. Um filtro de partículas diesel é projetado para remover partícula diesel ou fuligem dos gases de escape do motor diesel. Este filtro de partículas geralmente filtra 85% ou mais da fuligem podendo atingir eficiência de remoção perto de 100%.
Como funciona? O filtro de partícula para fazer um bom trabalho de limpeza tem que atingir 100ºC para fazer a limpeza das partículas provenientes do motor. Caso o filtro não atinja temperatura necessária, a regeneração não é feita corretamente, sendo as partículas cimentam-se nas paredes do mesmo, obstruindo-o, fazendo com o que o veículo não se desenvolva.
Depois existem dois métodos de regeneração, ativa e passiva.
Ativa: O mais clássico método consiste na combustão da fuligem através do aumento da temperatura dos gases de escape a entrada do filtro.
Passiva: É feita em trajetos longos em que a temperatura dos gases de escape atinge valores elevados e assim conseguem queimar as partículas que ficaram retidas.
Bibliografia: www.imporfase.com/produtos/filtros.particulas