Doutrinas filosóficas
Introdução
5
Autonomia
6
Ataraxia
7
Apatia
8
Cinismo
9
Estoicismo
10
Epicurismo
12
Hedonismo
13
Ética medieval
14
Referencias Bibliográficas
15
Introdução
Neste trabalho abordarei os assuntos pertinentes a displina de filosofia que aborda varias outras doutrinas. Aqui abordarei o estoicismo,epicurismo,ética medieval,e as definições de autonomia e ataraxia.
Autonomia
Capacidade que um indivíduo tem para determinar as suas próprias regras de conduta. Estas são resultantes da interiorização de valores e condutas sociais.
A convivência com a sociedade evolui de uma moral imposta exteriormente para uma moral autônoma e já com raciocínio do que é bom e do que é mau, certo e errado, das condutas e avaliações morais. Esta moral exige a integração entre os indivíduos, da noção de inter-relação e de interdependência.
Numa perspectiva analítica, a autonomia é uma conquista que tem correlação com a construção da própria identidade durante os anos da adolescência. Surge do segundo processo de separação-individualização, e resulta dos rearranjos do ideal do ego e das identificações, assim como de uma mudança na economia das pulsões.
Ataraxia
Ataraxia é a disposição do espírito que busca o equilíbrio emocional mediante a diminuição da intensidade das paixões e dos desejos e o fortalecimento das alma face às adversidades. A ataraxia caracteriza-se pela tranquilidade sem perturbação, pela paz interior, pelo equilíbrio e moderação na escolha dos prazeres sensíveis e espirituais.
A ataraxia está muito próxima da apatia proposta pelos estóicos, na medida em que ambas caracterizam estados que contribuem para o alcance da felicidade através da disciplina da vontade para moderar os desejos e para aprender a aceitar os males voluntariamente. Ambas promovem a