doutrina do pecado
Harmatiologia - Doutrina do Pecado 01 - Introdução:
No grego, hamartia? (hamartiologia = doutrina do pecado). Significa: errar o alvo, fracassar.
Filósofos, psicólogos, teólogos, cientistas e muitos outros tem-se ocupado com o mistério da origem do pecado. Os resultados das suas pesquisas diferem muito entre si, mas a Bíblia nos da uma definição correta.
02 - A origem do pecado:
A origem do pecado jamais pode ser de Deus, pois Deus é Santo (1Pedro 1:16). Deus é Luz, e não há trevas nenhuma (1 João 1:5); Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta (Tiago 1:13).
A origem do mal tampouco foi o homem. O homem foi criado a imagem de Deus: "E criou Deus o homem a sua imagem; a imagem de Deus o criou" (Gênesis 1:27). Foi criado perfeito: "Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Gênesis 1:31). A Bíblia diz: "Deus fez ao homem reto" (Eclesiastes 7:29). Quando Adão e Eva foram criados, o mal já existia no Universo.
a. Jesus revela o pecado:
Ele disse: "Ele (satanás) foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44), e também: "O diabo peca desde o principio" (1 João 3:8).
O diabo era antes um querubim ungido para proteger (Ezequiel 28:14). Diz a Palavra de Deus: "No monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas"(Ezequiel 28:14). Apesar de tudo isso, ele disse em seu coração: "Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e,