Doutora
ESTUDO COM MÉDICOS E FAMILIARES DE PACIENTES PEDIÁTRICOS DO INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA
Maria Cristina Pessoa dos Santos
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA
Dissertação de Mestrado apresentada como requisito parcial à Comissão de Pós-Graduação em Saúde da Criança – Nível Mestrado do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, para obtenção do Título de Mestre em Saúde da Criança.
Rio de Janeiro, 15 de maio de 1992 Maria Cristina Pessoa dos Santos
I
ORIENTADOR: Roberto Kant de Lima
CO-ORIENTADORA: Magali Alonso de Lima
II
A meus pais, com carinho e gratidão. Ao Álvaro, pela compreensão e amor. Ao Eduardo, por encher de risos e cores a minha vida.
III
Agradecimentos
A realização de um trabalho é sempre um somatório de forças e idéias de várias pessoas. Uma dissertação de mestrado não foge à regra, mas à ela é reservado o privilégio de poder explicitar as diversas colaborações recebidas. Aos colegas da Direção do Instituto Fernandes Figueira - Dr. Paulo Roberto, Dr. Gilberto, Dr. Carlos Maciel e Dra. Virgínia - por acreditarem que o crescimento individual do funcionário faz parte da melhoria das condições de assistência à comunidade. Aos colegas do Serviço de Hemoterapia do Instituto Fernandes Figueira - Rose, Antonio Marcos e Antonio Celso - por terem possibilitado, com solidariedade e profissionalismo, que eu pudesse freqüentar o curso de Mestrado. Aos colegas de turma do Mestrado pelo companheirismo e troca de experiências, aos professores pela dedicação e pela insistência, apesar das dificuldades. Um agradecimento especial ao Prof. Nildo, pelo apoio nos momentos de crise durante a pesquisa, e à Márcia pela torcida e gentilezas. Aos amigos da Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira pela ajuda na organização da Bibliografia. À Magali por ter acreditado que a idéia podia virar projeto e o projeto virar uma dissertação, me acompanhando e