Doutora
Instituto de Física “Gleb Wataghin” – IFGW
Relatório Final
VISUALIZANDO ONDAS SONORAS
Aluno: Paulo Vitor Firmino Berto
Contato: pvfberto X gmail.com
Orientadora: Prof.a Dra. Monica Alonso Cotta
Contato: monica X ifi.unicamp.br
Coordenador: Prof. Dr. Jose Joaquin Lunazzi
Contato: lunazzi X ifi.unicamp.br
Disciplina: F 609 – Tópicos de Ensino de Física I – 1º Semestre 2012
Agradecimentos
A orientadora Prof.a Dra. Monica Alonso Cotta por sua disponibilidade e por compartilhar sua vasta experiência em física experimental. Ao amigo Dr. Sidney Aldo Granato por suas ideias e apoio no desenvolvimento dos dispositivos de madeira. Ao amigo Pedro Luís de Mello pela ajuda com o torno. Ao Prof. Dr. José Joaquin Lunazzi pelo apoio didático e pelas melhorias que propôs.
Ao meu pai Newton José Berto pelo apoio e auxílio. A minha mãe Maria Bernadete Firmino Berto, pelo eterno apoio, incentivo nas horas difíceis. A minha irmã Ariane Firmino Berto pela companhia.
A DEUS!
1. Resumo
Desde a antiguidade o som é algo que intriga o homem. Entender como ele é produzido, como se propaga e a forma como se manifesta no meio, sempre motivou o homem a pesquisar esse fenômeno. Nessa evolução histórica do estudo do som podemos destacar a escola pitagórica, os estudos matemáticos de Galileu sobre o som e os trabalhos de Joseph Sauveur, considerado o pai da acústica. Sendo assim, com o caráter didático, atingindo principalmente alunos de ensino médio que estão aprendendo sobre a física do som pela primeira vez, este experimento consiste na visualização de ondas sonoras através da luz (laser). A forma demonstrativa permitirá a visualização de características das ondas sonoras como frequência e amplitude do som.
2. Teoria
2.1. Som
O som pode ser conceituado como ondas longitudinais que se propagam mecanicamente através de um meio elástico. Geralmente, o som é gerado pela vibração de um corpo. Essa vibração