ciência
As soluções para os problemas centrais de uma sociedade vão depender,fundamentalmente, do tipo de organização econômica vigente.
De maneira gral, pode-se dizer que são três formas pelas quais a sociedades organizada sua economia, a fim de resolver os problemas de o que, como e para quem produzir:economia de mercado(ou de livre-empresa), economia planificada centralizada e economia mista. Economia de mercado
E um sistema típico das economias capitalistas, as quais tem, como características básica, a propriedade privada dos meios de produção, tais como fabricas e terras, e sua operação, tendo como objetivo obtenção de lucro, sob condições em que predomine a concorrência
Em uma economia baseada na propriedade privada e livre iniciativa, os agentes econômicos(indivíduos e empresas) preocupam-se em resolver isoladamente seus próprios problemas, tentando sobreviver na concorrência imposta pelos mercados.
Neste tipo de sistema econômico os consumidores e empresas, agindo individualmente, interagem através dos mercados, acabando por determinar o que, como e para quem produzir.
O sistema de preço
Na economia de mercado, a ação conjunta de indivíduos e firmas permite que milhares de mercadorias sejam produzidas de maneira espontânea, sem que haja uma coordenação central das atividades econômicas.
Para se ter uma idéia tomemos como exemplo a cidade de São Paulo:milhares de mercadorias abastecem a cidade diariamente, sem que para isso exista o comando de qualquer organismo consciente.
A esse mecanismo de preços automático e inconsciente e que se da nome de “Sistema de Preços”
E como funciona o sistema de preços?
Em um mercado livre, caracterizado pela presença de grande número de compradores e vendedores, os preços refletem as quantidades que os compradores desejam comprar de cada bem.
Para exemplificar, suponhamos que por um motivos qualquer passa desejar uma quantidade maior de calçados.Se a quantidade disponível de calçados for menor que