Doutora
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
NOÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
1 - O agressor
2 - A vítima
TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
FACTORES QUE PODEM ESTAR NA ORIGEM DA VIOLÊNCIA
MITOS OU FACTOS
CONCLUSÃO
Para a realização do presente trabalho tomei por base algumas notícias que surgiram nos últimos meses nos media1 e foi feita uma reflexão partindo ainda da leitura de alguma bibliografia, em particular o artigo “Violência doméstica e suas diferentes manifestações”2. publicado em 2003, e no capitulo 2 do livro “Violência e Vitimas de Crimes” (“Violência e vítimas em contexto doméstico”).
O fenómeno da violência é cada vez mais comum nas nossas sociedades. Sendo que este não tem a mulher exclusivamente como vitima, estas também assumem, por vezes, o papel de agressoras. Contudo, é, essencialmente, da mulher enquanto vítima que se irá falar.
Assim, fica uma primeira reflexão para se partir para o trabalho em si:
A violência contra as mulheres é o tipo mais generalizado de abuso dos direitos humanos no mundo e o menos reconhecido.
Violência doméstica
A violência doméstica é um fenómeno que tem assumido, por todo o mundo, proporções bastante elevadas mas que só foi denunciado a partir dos anos 60/70 pelos movimentos feministas. Assim, podemos considerar que se trata de um fenómeno antigo, mas só recentemente se tornou um problema social, sendo que se treta de um comportamento com características semelhantes em países completamente distintos.
Esta mudança de comportamento perante a violência doméstica tem como principais fundamentos a atenção que a comunicação social tem prestado a estes acontecimentos, a maior sensibilização e intolerância face a estes comportamentos por parte da sociedade e a criação de algumas organizações não-governamentais que apoiam as vítimas, como a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vitima. Diariamente são inúmeras as notícias que anunciam casos de violência doméstica tendo como personagem principal a mulher,