DOSSI IV Cap Tulo 5 Reuni Es
3162 palavras
13 páginas
Reuniões,Ah as Reuniões...
Se existe um momento na vida do advogado que deve ser muito bem cuidado é a reunião com o cliente. Seja no seu escritório ou na empresa do cliente, não importa, sua relevância é crucial para a manutenção do relacionamento.
Contudo, uma reunião não começa quando você coloca o pé dentro da sala de reunião. Qualquer reunião deve começar um ou dois dias antes da data prevista, quando você para por alguns instantes para estudar as questões que serão discutidas no encontro em questão.
REUNIÕES COM OS CLIENTES
Para evitar algumas "saias justas" e aproveitar oportunidades, tente responder às questões abaixo, antes, é claro, do início da reunião:
1. Você já pensou nas diferentes maneiras nas quais o seu cliente pode reagir a sua mensagem?
Se você marcou a reunião para tratar daquela sentença improcedente ou do aumento do valor do seu contrato de honorários é bom analisar como o cliente reagira para poder falar a coisa certa na hora certa e da maneira certa.
2. Você sabe quais são os desafios que o seu cliente está passando nesse momento? Como é o relacionamento do seu cliente com o chefe dele, se tiver chefe? Como é o relacionamento do seu cliente com os funfionários dele, se tiver funcionários?
Conhecer um pouco sobre eventuais crises atuais que o seu cliente está enfrentando no momento pode ajudar a compreendê-lo e a aproximá-lo.
3. Você já fez uma lista do que você não sabe a respeito do seu cliente e do que deseja saber? Se for a primeira reunião, você já procurou saber tudo o que deveria saber sobre essa pessoa?
Uma pesquisa sobre o que o cliente faz, seus projetos, seus clientes, seus produtos, suas conquistas, lhe darão os subsídios necessários para que sejam feitas as perguntas cenas.
170
4. Você estruturou a reunião de maneira a ter um diálogo real com o cliente? Uma reunião de trabalho deve ter um objetivo claro. É fundamental traçar uma pauta e comunicá-la ao cliente antes da reunião. Só assim o objetivo poderá ser cumprido.
5.