Dossi EC 1
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Defina educação comparada e explique sua importância para a formação do pedagogo. (Pesquise em outras fontes, para aprofundar a sua resposta)
R: Significa aproximar, para achar suas semelhanças e diferenças entre duas ou mais educação que são comparadas em vários países, identificando o que da certo ou errado em determinada nação, estado ou cidade, para que possa melhora a educação do seu próprio lugar onde mora.
A educação comparada é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que é necessariamente interdisciplinar.
2. Liste as principais ideias do texto complementar “Estudos comparados: repensando sua relevância para a educação”.
3. De acordo com a autora Suely Bonitatibus, explique as dimensões da Educação Comparada.
R: As primeiras pesquisas destinavam-se a comparar os sistemas nacionais de ensino (especialmente europeus), fornecendo informações para que os diferentes países pudessem copiar uns dos outros o que existia de bom e, ao mesmo tempo, evitar os erros Embora a educação comparada tenha assumido perspectivas teórico-metodológicas distintas nos diferentes momentos, alguns componentes comuns podem ser identificados: 1) os Estados-nação como referência para a análise dos sistemas educativos1; 2) a ideologia do progresso; 3) a crença na ciência e no conhecimento objetivo para a compreensão dos fenômenos; 4) os princípios comuns e universais sobre o funcionamento dos sistemas educativos.
No Brasil, esse declínio foi acompanhado pela escassez da produção científica e pela exclusão progressiva da disciplina Educação Comparada dos cursos de graduação e pós-graduação em educação2. Autores como Goergen (1991), Nogueira (1994) e Martini (1996) atribuem esse declínio a fatores