dosie casas bahia
1428 palavras
6 páginas
Breve históriaSamuel Klein, polonês de nascimento, veio ao Brasil em 1952 acompanhado de mulher e do filho após uma passagem rápida pela Bolívia. Aqui chegando, estabeleceu morada na cidade de São Caetano do Sul (SP). Carpinteiro de formação e comerciante nato, Samuel Klein logo vislumbrou o potencial de mercado da região do ABC paulista, graças às indústrias automobilísticas que se instalaram e à grande migração de trabalhadores vinda do Nordeste brasileiro.
O logo e o famoso mascote das Casas Bahia
Com o dinheiro que havia trazido da Europa, cerca de US$ 6 mil, Samuel Klein comprou sua casa e uma charrete. A charrete foi utilizada em sua nova função: mascate. Graças a um comerciante que ele conheceu e com quem fez amizade, Samuel conseguiu bom trânsito entre os comerciantes do bairro do Bom Retiro (na época um reduto dos imigrantes judeus e árabes) e lá conseguiu, além de produtos de cama, mesa e banho, uma carteira com 200 clientes.
Em São Caetano, Samuel Klein começou seu árduo trabalho de venda de porta em porta. Seu principal diferencial era a venda parcelada com lucros de até 100 por cento em cima do preço inicial. Os principais clientes de Samuel Klein eram migrantes oriundos do Nordeste, principalmente da Bahia.
Cinco anos depois, em 1957, Samuel Klein comprou sua primeira loja no centro de São Caetano, localizada na avenida Conde Francisco Matarazzo, número 567. Como forma de homenagem a sua clientela nordestina, o estabelecimento recebeu o nome Casa Bahia. Os clientes do outrora mascate rapidamente aderiram ao espaço físico da loja, que ampliou sua gama de produtos disponíveis, principalmente móveis e colchões.
Mesmo com o sucesso da loja e sua expansão — as primeiras filiais foram abertas na região do ABC, nas cidades de Santo André e Mauá — Samuel Klein não abandonou a venda de porta em porta, que continuou, desta vez com uma frota que chegou a 80 peruas, até 1970. Neste ano, a Casas Bahia obteve o controle acionário da financeira Intervest