dosagem de glicose
INTRDODUÇÃO
Em um laboratório clínico, um dos exames mais importantes é o exame de sangue, isto se deve porque o sistema circulatório é o principal meio de transporte de nutrientes do organismo humano, chegando em todos os tecidos, em quantidades diferentes. O sistema circulatório serve para a nutrição dos tecidos, bem como a excreção de produtos metabólicos e outras substâncias indesejáveis. O sistema circulatório também é o meio pelo qual muitas células da imunidade se transportam para diversos tecidos, e no qual anticorpos também podem ser encontrados.
Com todas essas características é possível saber através de exames de sangue se certos nutrientes estão em concentrações desejáveis no sangue, se produtos tóxicos estão sendo excretados com eficiência, é possível monitorar o desempenho de certos órgãos, ou descobrir se tecidos estão sendo degradados, assim como verificar a existência de antígenos não próprios, assim como verificar as características das próprias células do sangue.
A glicose é uma molécula muito comum no nosso sistema circulatório, pois é ela responsável por boa parte da nutrição dos nossos tecidos, estando bastante envolvida em ciclos para a geração de energia. Há tecidos, como o cérebro, que apenas podem se nutrir de açucares, como a glicose, o que a torna ainda mais importante. O meio pelo o qual a glicose entra nas células é através de canais, que apenas se abrem se houver insulina se ligando a receptores específicos na membrana das células. Em um individuo saudável esse processo é comum, e o equilíbrio entre a concentração de glicose circulante no sangue, e no interior das células se mantém estável, porém há doenças e certos distúrbios que podem desestabilizar isto.
As diabetes mellitus são um grande exemplo de doenças que podem tornar instável este equilíbrio. Na diabete, especificadamente, o nível de glicose no sangue aumenta, pois ela não consegue entrar na célula, por conta de uma