dosagem de creatinina
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
DOSAGEM DA CREATININA
INTRODUÇÃO
Através da contração muscular, ou seja, toda vez que um músculo é contraído tem-se a quebra de creatina produzindo creatinina, que é posteriormente lançada na corrente sanguínea e eliminada através da urina.
A creatinina é constantemente produzida e eliminada no organismo, e por assim ser, se faz um importante parâmetro de avaliação da função renal, uma vez que sua excreção se dá por filtração glomerular, assim, se os rins não funcionam de maneira adequada, a creatinina não é devidamente eliminada do corpo.
OBJETIVO
A finalidade da dosagem da creatinina é um importante indicador das condições dos rins, sobretudo para avaliar sua capacidade de filtração. Valores aumentados apontam diminuição da função renal, desidratação, obstrução do trato urinário ou doenças musculares. Os níveis diminuídos podem indicar gravidez e massa muscular reduzida.
MATERIAIS
- Pipeta automática;
- Tubos de ensaio;
- Ponteiras;
- Cronômetro;
- Bioplus (espectrofotômetro);
- Padrão para creatinina;
- Amostra (soro do paciente);
- Reagente de cor R1 e R2;
- Itens de segurança: jaleco e luvas.
PROCEDIMENTO
Primeiramente, pegamos os reagentes e o padrão, depois marcamos os dois tubos de ensaio, um com A (amostra) e o outro P (padrão).
Utilizamos para cada tudo, 1ml de reagente, sendo colocado pela pipeta automática. No tubo colocamos 500 ml de um reagente e depois mais 500 do outro reagente. Levamos ao Bioplus Bio 200 e seleciona teste 00 (para ler com espectrofotômetro). A leitura em 505 monômetros, tempo de 1 segundo, confirma. Inicia com enter ou F4, quando pedi inicia branco é a própria água. Coloca 100 ml do padrão, mistura, insira na maquina. Com um cronometro deixe por 30 segundos, assim ocorre a primeira leitura. Sem desligar o cronômetro deixe mais 90 segundo para realizar a segunda leitura. Esse mesmo processo é utilizado