Dosagem concreto
Objetivo do ensaio:
Fazer o proporcionamento adequado e mais econômico de materiais para uma resistência estimada.
Como foi feito:
Primeiramente foram pesados: o recipiente, o cimento, a areia e a brita. A água foi medida em “ml”, em um recipiente adequado.
- Peso do cimento = 4,28 Kg;
- Peso da areia = 13,08 Kg;
- Peso da brita = 15,71 Kg;
- Peso da água = 2,22 l;
Os materiais seguidos de uma ordem (parte de água, brita, areia, cimento e restante de água) foram colocados na betoneira para a obtenção de uma massa homogênea.
Após a mistura, foi realizado o Ensaio do Abatimento do Tronco do Cone, com o objetivo de medir a fluidez, a quantidade de água, a trabalhabilidade e o slump do concreto.
O ensaio foi realizado da seguinte forma: em um cone com 20cm de diâmetro na base, 10cm de diâmetro no topo e 30cm de altura foi moldado em 3 camadas com alturas iguais, adensadas com 25 golpes, com barra de 16mm de diâmetro e 60 de comprimento.
- Resultado do slump = 0 (zero)
Logo após o ensaio, foram moldados dois corpos de prova em um cilindro com diâmetro de 15cm e altura de 30cm, para medir a resistência do concreto.
Após 28 dias, foram feitos os rompimentos dos corpos de prova com resistência de 20 MPA, em laboratório com equipamentos apropriados, no qual se obteve os seguintes resultados:
- Corpo de prova 1 = 16.800 toneladas;
- Corpo de prova 2 = 18.100 toneladas;
Conclusão:
Devido os dados repassados das quantidades dos materiais, o ensaio serviu para determinar e caracterizar a trabalhabilidade do concreto no estado fresco com resistência de 20 MPA.
[pic]
RELATÓRIO DE DOSAGEM DE CONCRETO
Grupo: Artur, Giane e Silvia.
Turma: 4 an
TRABALHO - DOSAGEM DE CONCRETO
- Areia:
Massa Unitária
• Areia + recipiente = 10.650 g
• Recipiente = 1.950 g
• Areia = 8.700 g
V = 0,20 x