Doping e anabólicos
ANABOLICOS: são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes.
DOPING - CASOS FAMOSOS | Maradona: Foi descoberto pela primeira vez quando jogava na Itália, em 1991, pelo uso de cocaína. Já na Copa de 1994, ele foi pego no exame antidoping pela utilização de efedrina e foi proibido de jogar por 1 ano.
Romário: Foi pego no exame pelo uso de finasterida, uma substância encontrada no remédio que ele utilizava contra a queda de cabelo. Foi suspenso por 30 dias.
Giba: Jogador da seleção de vôlei, ele foi pego no exame antidoping em 2002, quando jogava pelo Ferrara, da Itália. A substância encontrada foi maconha e foi suspenso por 8 jogos.
Michel Phelps: Uma foto sua utilizando maconha foi divulgada pelos jornais. Ele ficou suspenso por três meses.
Sueli Pereira: Atleta do arremesso de dardo, foi pega utilizando esteroides anabólicos e foi suspensa por dois anos.
João Derly: O atleta da equipe brasileira de judô utilizou diuréticos e levou suspensão por seis meses.
Maurren Maggi: Atleta do salto, ela foi pega com clostebol, que aumenta a força muscular. Devido a isso, pegou dois anos de suspensão.
Rebeca Gusmão: Foi pega pelo exame antidoping por duas vezes. Posteriormente, foi banida do esporte.
Mariana Ohata: