Domótica
UTILIZANDO REDES DE SENSORES SEM FIO COM
TECNOLOGIA BLUETOOTH
Luiz C. de L. Júnior – luiz.lemos@ee.ufcg.edu.br
José S. da R. Neto – zesergio@dee.ufcg.edu.br
Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Departamento de Engenharia Elétrica, Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle
Avenida Aprígio Veloso, 882, Bodocongó
58.429-900 – Campina Grande – Paraíba
Resumo: Na última década, houve um grande avanço tecnológico nas áreas de sensores, circuitos integrados e comunicação sem fio, que levou a criação de redes de sensores sem fio (RSSF). Este tipo de rede pode ser aplicada em diferentes contextos, conectando sensores/atuadores para monitorar e controlar condições ambientais numa casa ou indústria. O objetivo neste trabalho é descrever uma rede de sensor sem fio com tecnologia Bluetooth sob o aspecto do monitoramento ambiental de temperatura. Para tal, foi realizado um experimento utilizando um sensor de temperatura LM35 associado a um microcontrolador ADuC que envia a informação processada, utilizando a comunicação sem fio com uso do transceptor Bluetooth para um computador central. Palavras-chave: RSSF, Bluetooth, sensores, monitoramento.
1 INTRODUÇÃO
Em muitas aplicações industriais contemporâneas, a incorporação de redes de sensores sem fio, para integração lógica dos sensores e atuadores a estações de processamento, é uma solução cada vez mais procurada. A principal motivação para a aplicação deste tipo de rede de comunicação é a facilitação de poder utilizar redes sem fio em substituição das redes cabeadas, cujo uso em alguns casos pode ser muito dispendioso ou até impraticável. Entretanto, passa a ser presente a necessidade de elaborar estratégias dedicadas ao tratamento de dados nestes tipos de redes, em aplicações industriais. Existem diversas tecnologias de redes sem fio para longas e curtas distâncias e em várias taxas de comunicação.