Domótica inteligente: automação residencial baseada em comportamento
Introdução
Os processos de fabricação de peças metálicas por conformação mecânica são responsáveis pela produção de um grande número de produtos.
Diversos materiais podem ser conformados, destacando-se os aços, as ligas de alumínio, as ligas de cobre e as ligas de titânio, entre os materiais empregados industrialmente.
Os produtos conformados apresentam uma grande gama de geometrias, desde as mais simples até as mais complexas, representadas pelos produtos de grandes comprimentos como perfis, chapas, folhas, tubos, barras e peças diversas como eixos, engrenagens, bielas, recipientes e outros.
A conformação mecânica, também denominada conformação plástica, representa um conjunto de processos em que a modificação da forma e das dimensões da peça metálica ocorre pela ação de tensões mecânicas que causam a deformação plástica dessa peça, sem que haja remoção de material, como ocorre na usinagem. Assim, nos processos de conformação não há variação do volume das peças conformadas. Desta forma, um dos aspectos interessantes da conformação é a economia de matéria-prima e a redução do tempo total de fabricação, como mostrado na figura a seguir.
Processos de Compressão Direta: O escoamento forma um ângulo reto com a direção da força aplicada.
Processo de Compressão Indireta: O escoamento ocorre pela ação de um estado combinado de tensões, o qual inclui altas forças compressivas em pelo menos uma das direções principais. Conformação dos metais:
Modificação de um corpo metálico para outra forma definida.
Processos Mecânicos (tensões externas)
Processos de conformação
Processos Metalúrgicos (altas temperaturas)
Proc. Conform. p/ solidificação (T > Tfusão)
Processos Metalúrgicos
Proc. Conform. p/ metal, do pó (T < Tfusão)
Proc. Conform. Plástica (σ < σr)
Processos Mecânicos
Processos de Conformação Mecânica
Proc. Conform. p/ usinagem (σ > σr)
Processos Mecânicos
Importância do estudo dos Processos de Conformação