Domínio Morfoclimático da Amazônia
Amazônia Brasileira: Um Macrodomínio
O domínio morfoclimático da Amazônia é caracterizado pelas suas terras baixas florestadas, em forma de anfiteatro, detendo alta biodiversidade biológica e exuberantes florestas. Possui clima úmido e cálido, com temperaturas altas, chuvas rápidas e concentradas com poucos dias de chuvas consecutivas. A precipitação anual na Amazônia brasileira que possui 4,2 milhões de km² varia entre 1600 a 3600 mm.
O vasto território amazônico possui algumas variações regionais, no entanto o clima da Amazônia é considerado um dos mais homogêneos e de ritmo anual habitual mais constante de todo Brasil intertropical.
O mundo das águas na Amazônia é o resultado direto da excepcional pluviosidade que atinge a gigantesca depressão topográfica regional, [...] Na bacia amazônica vista em sua totalidade, circulam 20% das águas doces existente no planeta.
A nomenclatura popular para diferentes cursos d’água na Amazônia é muito rica, ao mesmo tempo em que possui alta significância científica. [...] Os critérios embutidos nas classificações populares dos componentes da drenagem amazônica têm valos científico. O povo da Amazônia reconhece tipos de rios pela cor das águas, [...] Rio branco é aquele que transporta uma grande carga de sedimentos finos: argilas e siltes em solução, ao mesmo tempo em que arrasta e rola areias na base de sua coluna d’agua. Os rios chamados negros nascem e correm entre terras firmes, excessivamente florestadas.
O igarapé foi fundamental para a ocupação da indígena da Amazônia sendo a invenção da canoa o grande salto cultural que possibilitou a organização da maioria dos grupos indígenas no mundo amazônico. Os igarapés são cursos d’água amazônicos de primeira ou segunda ordem, componentes primários de tributação de rios pequenos, médios e grandes. Um igarapé típico é aquele que corre mansamente por um túnel