Domínios morfoclimaticos
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
DO BRASIL
Nome: Adrielle Nogueira de Oliveira
N°: 01
Curso: Ensino Médio
Série: 2° F
Professor: Claudio
Matéria: Geografia
Tema: Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Entregar: 03/11/2014
Índice
Introdução
Nas próximas páginas você saberá mais sobre os domínios do Brasil, conceitos, aspectos gerais, localização e terá imagens para ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto que estou tratando.
Boa Leitura!
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à extensão territorial do Brasil ser muito grande, vamos nos defrontar com domínios muito diferenciados uns dos outros. Esta classificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios:
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL
Domínio Morfoclimático Amazônico
Situação Geográfica
Situado ao norte brasileiro, o domínio Amazônico é a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km² – equivalente a 60% do território nacional – abrangendo os Estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Encontram-se como principais cidades desta região: Manaus, Belém, Rio Branco, Macapá e Santarém.
Características do Povoamento
A região é pouco povoada, sua densidade demográfica é de aproximadamente 2,88 hab./km². Isto se deve ao fato da grande extensão territorial e dos difíceis acessos ao interior dessa área. Nesse sentido, o