Dominação e controle
São Francisco
/05/203
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Sobre o controle e a dominação
Posted by Luiz in Uncategorized De acordo com Michel Foucault, não há poder unitário. O controle é exercido através de instituições presentes no cotidiano do cidadão, e que vão moldando o individuo ao longo da sua vida. Instituições como a família, a igreja, a escola, o exercito, o governo, o trabalho e até mesmo a moral, exercem o que o autor chama de poder disciplinar que, por sua vez, fabrica e domestica o homem.
Uma das mais importantes dessas instituições é a família. Ela serve como “primeira base” moral e é onde os primeiros valores serão transmitidos. Ela funciona ciclicamente: a criança tem o primeiro contato com o mundo através do ambiente familiar, e repassa para seus filhos os mesmos valores básicos assim como visões de mundo. A construção do que um homem ou uma mulher deve fazer, os valores e seu papel na sociedade são definidos nesse momento. A família regula os valores do individuo praticamente sua vida inteira. Começa com os pais e evolui com o casal, escola também é outra instituição de dominação. Ela exerce controle sobre o que é ensinado, e sobre a forma de ensino. Esse controle é reflexo de outra instituição de dominação: o governo, que estabelece as diretrizes de ensino a serem aplicados nas escolas. Dessa forma, não há verdade a não ser a que é ensinada na escola. Também não há formas alternativas de obtenção do conhecimento a não ser o método cartesiano e de divisão e extrema especialização do conhecimento. Consideramos esse um dos exemplos da dominação através do conhecimento.
O exercito e a policia são a controle físico. A polícia faz valer a lei pelo âmbito físico, diferente das instituições supracitadas, para o individuo aceitar e agir de acordo com a