Análise de balanço
A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos financeiros da empresa.
A finalidade da análise é transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa.
Abordaremos as análises da empresa Vivo S/A, maior empresa de telecomunicações do país. Serão analisados os demonstrativos contábeis referente aos anos de 2009, 2010 e 2011 e seus respectivos indicadores de capacidade de pagamento, endividamento geral, de atividade e de rentabilidade.
1 – TELECOMUNICAÇÕES
Telecomunicação é a designação dada à transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.
Comunicação é o processo pelo qual uma informação gerada em um ponto no espaço e no tempo chamado fonte é transferida a outro ponto no espaço e no tempo chamado destino.
Hoje existem 67 serviços de telecomunicações diferentes com regulamentações próprias existindo uma intenção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de reduzi-los a apenas quatro serviços, sendo eles: telefonia fixa (STFC), telefonia móvel (SMP e SMC), comunicação multimídia e comunicação de massa. Como para o período de análise contábil trataremos apenas de serviço de telefonia móvel, esclareceremos apenas este serviço.
1.1 – Telefonia Móvel (SMP e SMC)
Serviço Móvel Celular (SMC) é o serviço de telecomunicações móvel terrestre, aberto à correspondência pública, que utiliza sistema de radiocomunicações com técnica celular, interconectado à rede pública de telecomunicações, e acessado por meio de terminais portáteis, transportáveis ou veiculares, de uso individual. Excepcionalmente, por motivos históricos, o SMC, que é