Dom pedro II
Pedro de Alcântara nasceu em 8 de dezembro de 1825 durante o primeiro reinado, ano em que o governo de seu , Pedro I, tomara um vultoso empréstimo da Inglaterra, inaugurando assim a divida externa brasileira. Ano também em que o Brasil enviara tropas ao sul do país para manter em seu território a província cisplatina, numa sangrenta guerra que não seria ganha, pois esta província transformou-se no Uruguai. Ainda em 1825, foram fuzilados inúmeros opositores políticos do governo imperial durante a repressão à Confederação do Equador, nas províncias do nordeste.
Festejado com muitas louvações e elogios no reino inteiro o nascimento de Pedro de Alcântara que fora o primeiro monarca nascido em território brasileiro.
Mesmo no Brasil a dinastia não escapou a esse trágico destino. A imperatriz Leopoldina, mãe de d. Pedro, sofreu pelo menos três abortos e finalmente teve um filho varão, d. João Carlos, que morreu sem completar um ano de idade em 1822.
Com a volta de D. Pedro I para Portugal o regente Araújo Lima iria governar o Brasil ate que o príncipe D. Pedro II atingisse 18 anos para poder governar. Antônio Carlos irmão de José Bonifácio criara o clube da maioridade e fora até D. Pedro II perguntar se ele gostaria de assumir o trono mesmo tendo 15 anos aceitou isso ficou conhecido como o golpe da maioridade e por causa deste fato o então tutor de D. Pedro II José Bonifácio acabaria perdendo o cargo para Manoel Inácio de Andrade Souto.
A manobra para colocar D. Pedro II no trono foi encontrada, e contou com a contribuição vinda dos bastidores da Corte, de um grupo que ficaria conhecido como “facção áulica” nas atas do clube da maioridade já se mencionava a necessidade de ajuda de “alguém do alto próximo