dom joão VI
Este projeto de pesquisa analisará a clássica obra de Oliveira Lima, Dom João VI no Brasil, que pode ser considerada como o uma biografia sobre o mesmo. Com base nessa obra, será discutido o que levou o autor Oliveira Lima a escrever tão magnífica obra sobre Dom João VI, abordará sobre os adjetivos que o autor deu ao governante, adjetivos esses que vem retrucar a imagem pejorativa de Dom João VI. Será trabalhado com duas temporalidades, o período em que Dom João VI esteve no Brasil (1808-1821) e também o período em que antecede a obra do autor, datada de 1908, para a compreensão dos acontecimentos dessa época e o que o levou a escrever essa obra clássica da historiografia brasileira tão diferentes de suas outra obras.
O motivo pelo qual será trabalhada essa obra são os relatos do autor, de como a rainha Carlota Joaquina tentava denegrir a imagem de seu marido Dom João VI, será analisado esse fato com a visão de que rainha assim o fazia, pois a mesma queria para si o trono. Será exposta a visão que o autor tem em sua obra de Dom João VI, que é de um grande governante, que foi injustiçado e o autor tenta quebrar em sua obra essa imagem, com a finalidade de entender o que gera essa ambição de poder a qualquer custo, presente dentro da família real, que também é muito recorrente em muitas famílias não tão “reais” nos dias de hoje.
O objetivo geral dessa pesquisa é esclarecer como eram tramadas as relações de interesses entre rei e rainha uma vez que a rainha de diversas formas queria comprovar a incapacidade de seu marido em governar. O objetivo específico é analisar a obra de Oliveira lima sobre Dom João VI e desse modo entender melhor esse governante tão subestimado.
A principal fonte de pesquisa nesse projeto será a obra de Oliveira Lima, Dom João VI no Brasil. Será trabalhada com uma análise historiográfica em cima da obra para melhor compreender os assuntos relacionados ao período joanino e seus conflitos internos e sua habilidade como governante