dom dinis
Rei de Portugal
Governo
Reinado
16 de fevereiro de 1279 —
07 de janeiro de 1325
Coroação
1279
Consorte
Santa Isabel de Aragão
Antecessor
D. Afonso III
Herdeiro
D. Afonso IV (filho)
Sucessor
D. Afonso IV
Dinastia
Borgonha
Títulos
o Lavrador, o Rei-Agricultor, o Rei-Poeta, o Rei-Trovador
Vida
Nascimento
9 de Outubro de 1261
Lisboa, Portugal
Morte
7 de Janeiro de 1325 (63 anos)
Santarém, Portugal
Sepultamento
Mosteiro de Odivelas, Odivelas
Filhos
Ver descendência
Pai
D. Afonso III
Mãe
D. Beatriz de Castela
D. Dinis
D. Dinis I de Portugal1 (Lisboa [?], 9 de outubro 1261 — Santarém. 7 de janeiro de 1325) foi o sexto rei na Lista de reis de Portugal, com o cognome "O Lavrador" pelo grande impulso que deu à agricultura e ampliação do pinhal de Leiria ou o Rei-Poeta devido à sua obra literária.
Filho de D. Afonso III de Portugal e da infanta Beatriz de Castela, foi aclamado em Lisboa em 1279, tendo subido ao trono com 17 anos. Em 1282 desposou Isabel de Aragão, que ficaria conhecida como Rainha Santa.
Ao longo de 46 anos a governar os Reinos Portugal e dos Algarves foi um dos principais responsáveis pela criação da identidade nacional e o alvor da consciência de Portugal enquanto estado-nação: em 1297, após a conclusão da Reconquista pelo seu pai, definiu as fronteiras de Portugal no Tratado de Alcanizes, prosseguiu relevantes reformas judiciais, instituiu a língua Portuguesa como língua oficial da corte, criou a primeira Universidade portuguesa, libertou as Ordens Militares no território nacional de influências estrangeiras e prosseguiu um sistemático acréscimo do centralismo régio. A sua política centralizadora foi articulada com importantes acções de fomento económico - como a criação de inúmeros concelhos e feiras. D. Dinis ordenou a exploração de minas de cobre, prata, estanho e ferro e organizou a exportação da produção excedente para outros países europeus. Em 1308 assinou o primeiro acordo comercial