Dom casmurro
• Ambiente
A história ocorre no Rio de Janeiro da época do Império, há varias referências a lugares, ruas, bairros, praças e teatros. Por outro lado, a também referência a São Paulo, onde Bento foi estudar Direito, e também à Europa onde morre Capitu, e mesmo aos lugares sagrados, onde morre Ezequiel (Jerusalém).
• Foco narrativo
O romance é narrado em primeira pessoa, por Bento Santiago, que escreve a história de sua vida. Dessa forma, o romance funciona como uma pseudo-biografia de um homem já envelhecido, que preenche sua solidão atual, recordando o passado.
• Estilo de época
O Realismo é o estilo da época, marcada por uma forte oposição à idealizações românticas. Assim, os personagens realistas apresentam mais defeitos do que qualidades, destacando-se as temáticas de adultério, interesses econômicos, ambição desmedida, vaidade e etc.
Machado de Assis, entanto, ultrapassou a própria estética realista. Seu estilo não é linear, como os demais realistas.
Em Dom Casmurro, por exemplo, o narrador não só conta sua historia, mas parece induzir o leitor por caminhos tortuosos através de suas memórias e seus pensamentos, antes de decifrar o passado.
De um modo geral, podemos destacar que o tema desta obra é a suspeita do adultério nascida dos ciúmes doentios do narrador e protagonista Bento Santiago. É essa duvida, que atormenta Bento obrigando-o a escrever esse livro de memorias para justificar-se diante de si mesmo e da sociedade, a suspeita de “traição” de Capitu.
Fatos mais importantes
• Seminário
Bentinho aos 15 anos é forçado a ir ao seminário, devido à promessa de sua mãe, onde conhece outro seminarista sem vocação, tornando-se amigos, chamado Escobar. Ele consegue convencer sua mãe a desistir da promessa e sai do seminário. Vai para São Paulo e forma-se em Direito. Depois, volta ao Rio e casa-se com Capitu e seu amigo Escobar casa-se com a amiga de Capitu.
• A desconfiança
Depois de casados, os casais se