dom casmurro
Michael teve uma infância repleta de privações e marcada pela pobreza, ingressou na religião Testemunha de Jeová. Obrigados a cumprir uma rigorosa disciplina imposta pelo pai, os Jackson passavam o dia trancafiados em casa e se entretinham dançando e cantando. Aos 10 anos, liderou o grupo formado com seus irmãos, os Jackson Five, chamando atenção com suas habilidades de dança e canto. Michael era descrito como “um prodígio” com um “esmagador dom musical”.
Na época em que deixou os Jackson Five para seguir carreira solo, Michael passava pela adolescência e teve depressão por não aceitar estar crescendo. Ao mesmo tempo em que sofria com a passagem para idade adulta, o artista tomava consciência do seu talento e se distanciava das cobranças e limites impostos pelo pai.
Seu quinto álbum solo, Off the wall, foi bem recebido por críticas e público, tornando se o álbum de black music mais vendido da história. Michael conseguiu também colocar quatro músicas do mesmo disco entre as dez mais tocadas do Reino Unido e Estados Unidos.
Uma carreira de sucesso marcada por muitas polemicas sobre sua vida pessoal, que vão desde comentários a respeito de seus relacionamentos afetivos até a transformação de sua aparência, proporcionada por diversas cirurgias. A primeira cirurgia ocorreu em virtude de um acidente em 1979, quando quebrou o nariz durante um ensaio.
Em dezembro de 1982, Michael lançou Thriller, superando a si próprio: apenas três meses depois de seu lançamento, o álbum já estava no topo da parada americana, impressionando público e crítica, escrevendo para sempre seu nome na história da música pop. Thriller, o segundo disco de sua carreira solo, também inaugurou uma nova fase na vida do artista: a de homem de negócios, revelando outro talento de Michael: o de multiplicar seus rendimentos. Michael investiu em música mesmo, em 1985, arrematou em um leilão, por 47,5 milhões de dólares, o catálogo da ATV, que incluía os direitos sobre sucessos