dom casmuro
Machado de Assis
1-Elementos da narrativa
Tempo: Cronologicamente falando, a narrativa ocorre durante o segundo Império; Construído sobre a forma de flashback o tempo é predominantemente psicológico, pois se passa dentro das personagens, dentro da própria vida, são memórias amarguradas de Dom Casmurro, revivendo a vida subjacente. A obra é feita em cima do flashback, ou seja, narração de tempos passados do protagonista.
Espaço: Quanto ao lugar em que decorre a ação, trata-se do Rio de Janeiro da época do Império: há inúmeras referências a lugares, ruas, bairros, praças, teatros, salões de baile que evocam essa cidade imperial. Por outro lado, há também ligeiras referências a São Paulo, onde foi estudar Direito o ex-seminarista Bentinho, e também à Europa onde morre Capitu, e mesmo aos lugares sagrados, onde morre Ezequiel (Jerusalém).
Principais personagens Bentinho: também protagonista, que ocupa uma postura de anti-herói.
Capitu: seu grande amor
Dona Glória: mãe de Bentinho
Tio Cosme, irmão de Dona Glória, advogado, viúvo.
José Dias: agregado Prima Justina: prima de Dona Glória
Pedro de Albuquerque Santiago: falecido, pai de Bentinho.
Sr. Pádua e Dona Fortunato: pais de Capitu Padre Cabral: personagem que encontra a solução para o caso de Bentinho Escobar: amigo de Bentinho, seminarista.
Sancha: companheira de Colégio de Capitu, que mais tarde casa-se com Escobar.
Ezequiel: filho de Capitu e Bentinho Narrador personagem: Feita em primeira pessoa pelo próprio protagonista, da vida de Bentinho... Narrador observador, também o próprio Bentinho. Narrador onisciente, Machado de Assis.
Enredo: Em 149 capítulos, geralmente bastante curtos, Dom Casmurro tem um enredo, estruturado da vida de Bento de Albuquerque Santiago, o Bentinho.
Dom Casmurro narra em primeira pessoa à estória de Bentinho que, por circunstância vária, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro. Sua