Cultura Romana
Balneários Públicos Romanos < http://info.opersan.com.br/Portals/138299/images/rom%20-%20arquitermban1.jpg > Acesso em 17 de outubro de 2014 A cultura romana recebeu grande influência da grega e etrusca em muitos aspectos (arte, pintura, e arquiteruta), além dos vários povos que passaram a fazer parte do império romano.
A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem na Idade Média, ao português, francês, italiano e espanhol.
Os balneários (casas de banhos) romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais.
Além disso, os romanos possuem como característica de sua cultura, o lazer e o divertimento. Aproveitam a vida se divertindo com circos, jogos circenses, jogos de tróia (torneio de cavalos), entre outros. Além dos jogos, os romanos assim como os gregos, também tinham paixão pelo teatro e realizam peças imitando o teatro grego.
A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Trata também da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao império. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar: Rômulo e Remo.
Religião
A religião romana abrangia o culto familiar e o culto público. A Família romana cultuava seus antepassados.
Os deuses protetores da família eram chamados, lares. Todos os bens da família e todos os alimentos estavam sob a guarda de deuses especiais, os Penates. Esses deuses eram cultuados pela pater, junto à lareira, onde o fogo sagrado da família permanecia sempre aceso. Durante as refeições espalhavam-se alimentos perto do fogo para a proteção das divindades.
Nos túmulos dos mortos eram colocados alimentos para pacificar os deuses Manes e atrair sua proteção. Os romanos eram politeístas, acreditando numa multidão de deuses. Os deuses