Dois a dois
Professora: Franciane Z.
Aquecimento e Resfriamento da Parafina
Gabriela Stéfani Sales Garcia N°12 9ºB
15/04/2013
Introdução:
Nas aulas de ciências, começamos a aprender sobre a Curva de Aquecimento e Resfriamento. Discutimos em aula sobre o que são e como podemos identificar a substância pura e uma mistura, em qual temperatura ocorre a fusão e a ebulição de determinada substância e em quanto tempo isso ocorre.
Para complementar nossos conhecimentos, no dia 2 de abril, nós fomos ao laboratório de ciências para fazer uma aula prática. Nessa aula, nós nos juntamos em grupos para fazer o aquecimento da parafina com os materiais de laboratório que havíamos conhecido na última aula prática.
Utilizamos equipamentos como o bico de Bunsen, o termômetro, um béquer, entre outros para realizarmos tal experimento. Mostramos habilidades em mexer em tais objetos, mas necessitamos de auxilio das professoras ali presentes.
Com essa atividade prática aprendemos como podemos construir uma curva de aquecimento e esfriamento da parafina, e nesse relatório irei relatar o que fizemos para chegar aos nossos resultados finais.
Objetivo:
Ver, através da fusão e da solidificação, se a parafina é uma substancia pura ou uma mistura.
Materiais Utilizados: * Béquer; * Suporte universal; * Tela de amianto; * Tripé; * Bico de Bunsen; * Tubo de ensaio; * Termômetro; * Balança; * Parafina; * Isqueiro; * Garras para fixar o tubo de ensaio e o termômetro; * Água; * Cronômetro.
Procedimento:
Primeiramente pesamos em uma balança semi analítica uma amostra de parafina. Era necessário coletar 0,50g de parafina, mas acabamos coletando 0,57g. Percebemos que o ultimo digito da balança estava oscilando, mas não a ponto de termos que refazer a pesagem. Colocamos a amostra dentro de um tubo de ensaio enquanto outras garotas do grupo enchiam um béquer com alguns milímetros de água para aquecermos a parafina em