Dois Reis Com Limites Diferentes Sobre Lideran A
http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/dois-reis-com-limites-diferentes-sobre-lideranca/teologia
Dois Reis com Limites diferentes sobre Liderança
Medo. Ele começou a reinar escondendo-se atrás de seu equipamento com medo de enfrentar Golias.
Impaciência. Recusou-se a esperar por Samuel e colocou-se acima de
Deus, querendo resolver assuntos por sua própria conta quando ofereceu um sacrifício que apenas o sacerdote poderia apresentar.
Negação. Depois de Samuel dizer que ele havia sido rejeitado como rei,
Saul seguiu em frente como se nada tivesse acontecido.
Impulsividade. Ele foi negligente e fez um juramento irrefletidamente que quase custou a vida de seu filho Jônatas.
Falsidade. Usou sua filha Mical para fazer chantagem, oferecendo-a em casamento a Davi, se ele lutasse contra os filisteus, sendo que seu verdadeiro desejo era que Davi morresse na batalha.
Ciúmes. Ficou irado quando o povo o comparou a Davi. Daquele momento em diante ficou enciumado com o homem que considerava seu inimigo.
Ira. Tentou matar Davi mais de uma vez com uma lança enquanto este tocava harpa em sua presença. A maioria dos limites de Saul relacionava-se com sua fraqueza de caráter. Infelizmente, ele sempre estava mais preocupado em manter as aparências do que em limpar seu caráter. Saul estava mais preocupado com o que os outros iriam pensar dele mesmo, no momento em que rejeitado como rei. Ele pediu a Samuel: “Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel” (1 Samuel 15:30). Pelo fato de nunca ter ampliado os limites de sua liderança, Deus o removeu do trono de Israel.
Os limites que não atrapalhavam Davi
Ao olharmos para a vida de Davi, também encontramos muitos limites em sua vida, tanto internos quanto externos.
1. Sua família
As limitações de Davi começaram em casa. Quando pediram a Jessé, o seu pai, que reunisse todos os filhos para que Samuel pudesse escolher próximo rei de Israel, Davi não foi convidado. Seu pai