Doenças
É uma doença infecciosa aguda provocada pelabactéria Bacillus anthracis e a sua forma mais virulenta é altamente letal. É umazoonose, pois o carbúnculo é uma doença comum dos animais herbívorosselvagens e domésticos, que pode afetar os seres humanos que sejam expostos a animais, carne, lã ou couro infectados.
O Bacillus anthracis é um bacilo grande Gram-positivo, com cerca de 8 micrómetros por 3, dispostos aos pares ou individualmente. O B. anthracis, como todos os do seu género, produz endósporos quando encontra situações de adversidade. Os esporos do B.anthracis são centrais, aparecendo a meio do bacilo como uma zona mais clara na técnica Gram.
Tem cápsula antifagocítica e produz dois tipos de toxina principais. A toxina causadora de edema é composta de uma porção que reconhece receptor especifico na célula alvo, sendo internalizada por endocitose, e outra com actividade deadenilato ciclase, promovendo a secreção de liquidos. A toxina letal é citotóxica.
TRANSMISSÃO
Os casos humanos de carbúnculo devem-se normalmente à contato direto com animais infectados ou com couro, lã oucarne infectados. As vítimas geralmente têm profissões relacionadas com a manipulação de animais ou de produtos derivados.
SINTOMAS
O período de incubação varia entre 1 a 6 dias, embora períodos superiores (inclusive, 60 dias) têm sido descritos. Pessoas com diabetes, imunidade baixa e pele lesionada são mais vulneráveis.
Infecção cutânea
Também conhecida como doença de Hide-Porters. É caracterizada por formar uma bolha indolor, que se torna uma úlcera negra uma semana ou duas após a exposição. Apenas quando afeta os gânglios linfáticos causa dor. A infecção cutânea é a menos mortal de todas, mas se não for tratada, a infecção pode entrar na corrente sanguínea e causar morte em 20% dos casos.
Infecção pulmonar
A infecção pulmonar por carbúnculo provoca, nos primeiros dias, sintomas semelhantes aos da gripe, seguidos de problemas respiratórios graves, por