Doenças
Os neutrófilos, também conhecidos como polimorfo-nucleares, são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três. Quando está célula é jovem, possui um núcleo não-segmentado em lóbulos, passando a receber o nome de bastonete (nesta fase, o formato do núcleo assemelha-se a um bastonete curvo).
Eosinófilos
Os eosinófilos (ou granulócitos eosinófilos) são células sanguíneas, que se desenvolvem na medula óssea antes de migrarem para o sangue periférico, responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas multicelulares e certas infeções nos vertebrados. Em indivíduos normais, os eosinófilos constituem cerca de 1 a 6% das células brancas do sangue, e têm cerca de 12 a 17 micrômetros de tamanho. Podemos observar os valores dos eosinófilos através de um exame de sangue. Em condições normais, a concentração de eosinófilos varia entre 0 a 5% ou 50 a 500 ml.
Basófilos
Os basófilos são um tipo de célula. Eles fazem parte da porção do sangue responsável pelas defesas ou imunidade do organismo. Eles são avaliados pelo hemograma e ajudam na detecção de várias doenças. Acredita-se que eles também estão relacionados às alergias, assim como os eosinófilos, pois produzem histamina e heparina.
Monócitos
Os monócitos são um grupo de células que tem a função de defender o organismo de corpos estranhos. Eles podem ser identificados através do leucograma e passam a ser chamados de macrófagos quando saem do sangue e penetram em algum tecido, a fim de o defender de algum invasor.
Os monócitos combatem tanto os vírus como as bactérias e, dependendo do tecido onde estão localizados, recebem outros nomes, tais como: células de Kupffer, no fígado; microglia, no sistema nervoso e células de Langerhans, na epiderme.
Rubéola
Sintomas
Após um período de incubação, que varia de duas a três semanas, a