Doenças
Faringite
A faringite é uma inflamação da faringe (área da garganta que está situada entre as amígdalas e a laringe). A doença pode tanto ser o primeiro sintoma de um simples resfriado quanto de um problema mais grave, como uma virose chamada mononucleose, muito comum em crianças.
IMAGEM
A faringite pode ocorrer em infecções virais (resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (faringite estreptocócica) e por doenças sexualmente transmissíveis (blenorragia, gonorréia, etc).
Faringite Viral
Usualmente, não há secreção purulenta na garganta, febre baixa ou ausência de febre, contagem de leucócitos normal ou discretamente elevada, linfonodos normais ou discretamente aumentados, exame do swab da garganta negativo, ausência de crescimento de bactérias na cultura laboratorial.
Faringite Bacteriana
Secreção purulenta na garganta muito comum, febre leve a moderada, contagem de leucócitos no sangue discreta a moderadamente elevada, linfonodos discretamente a moderadamente aumentados, exame do swab da garganta positivo para a faringite estreptocócica, crescimento bacteriano na cultura laboratorial. Causas
A doença é causada pela ação de vírus e/ou bactérias, e pode ser indicador de um simples resfriado ou de doenças mais graves como a escarlatina ou mononucleos. No caso da infecção causada por vírus os mais encontrados são: rinovírus, adenovírus e coronavírus. Quando a infecção é causada por bactérias as mais encontradas são: o pneumococo beta-hemolítico, o estreptococo, o mycoplasma peneumoniae, o staphilococcus aureus e o haemophilus influenzae. O tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o contato com vapores químicos ou o consumo de bebidas quentes também podem desencadear uma faringite.
O contágio acontece através secreções eliminadas por via oral como quando a pessoa infectada espirra, tosse ou fala, por isso, é comum o contágio entre pessoas que habitam o mesmo local e pessoas que