Relatório Física experimental
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Estudante: BRUNO TRAVASSOS DE MORAES BORBA DE OLIVEIRA
Grupo: BRUNO TRAVASSOS DE MORAES BORBA DE OLIVEIRA DANYELSON BARROS BEZERRA DE DEUS ANDRÉ JEFERSON DOS SANTOS COSTA
MEDIDAS FÍSICAS
João Pessoa – PB - 2012
Objetivos
Neste experimento tivemos como objetivo medir as dimensões, a massa ou volume de vários objetos fazendo uso de diferentes instrumentos de medição. Analisamos dois métodos de medição de volume, um de forma direta, utilizando suas dimensões e outra utilizando o Princípio de Arquimedes. Identificar a propagação de erros nos cálculos de volume e densidade.
2
Fundamentação Teórica
Um dos fundamentos teóricos que utilizamos neste experimento, para medirmos o volume dos cilindros, foi o Princípio de Arquimedes, que nos diz: Quando um corpo é colocado em um fluido, o fluido deslocado é o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, sendo assim V* = Vf – Vi. Também utilizamos uma fórmula para obtenção do volume do cilindro, que é:
V = (Pi*D²*h)/4. Utilizando o volume e a massa já obtida através das medições, nós obtivemos também a densidade do cilindro, usando D(densidade) = M(massa)/V(Volume), e assim identificamos de qual material era feito o cilindro. Medimos os lados e os ângulos de uma cerâmica para verificar se a mesma podia ser identificada como um quadrado, pois para ser um quadrado ela deveria possuir quatro lados e quatro ângulos iguais.
3
Procedimento Experimental
No experimento realizado, iniciamos obtendo as medidas dos lados, das diagonais e dos ângulos de uma cerâmica, utilizando régua, paquímetro e transferidor, cada um 10 vezes. Medimos também, 10 vezes, a massa de dois cilindros, um maior e o outro um pouco