Doenças
DOENÇAS
Ijui, 2014
Agente etiológico pneumonia: Dos casos de pneumonia adquirida na comunidade com etiologia determinada, os dados disponíveis referentes ao agente etiológico variam significativamente. O agente mais comum das pneumonias adquiridas na comunidade é o Streptococcus pneumoniae (pneumococo), estando envolvido em 30 a 70% dos casos; as bactérias atípicas (Mycoplasma, Chlamydia e Legionella) têm sido consideradas como o agente etiológico em 8 a 48 % dos casos; infecções mistas, envolvendo uma bactéria e um agente atípico ou viral, têm sido relatadas em até 38% dos pacientes; o Haemophilus influenzae tem sido implicado como o agente etiológico em 4 a 18% dos casos, principalmente em pacientes com DPOC; enterobactérias (Klebsiela sp., Escherichia coli, Proteus sp., Enterobacter sp.) e Staphylococcus aureus, entre 2 e 10% dos casos, cada agente; Pseudomonas aeruginosa (1 a 4% dos casos).
Contagio: Contágio pode acontecer pela proximidade com portadores da doença, através de gotículas de saliva. A maior incidência de pneumonia é durante o inverno.
Sintomas: A instalação da pneumonia é repentina, com febre elevada, calafrios e delírio. Ataca também a pleura, membrana que envolve os pulmões e que é altamente sensível. A inflamação da pleura e seu consequente espessamento provocam dor em toda a região torácica, dor que aumenta com os movimentos respiratórios. A