Doenças
*Modo de transmissão: A doença é transmitida de pessoa para pessoa por meio do convívio e geralmente pelas vias respiratórias.
*Sintomas: No início, os sintomas mais comuns eram a febre alta, as dores na cabeça e nas costas e o mal estar. Quando evoluía, a doença substituía a febre alta por erupções de coloração avermelhada na região da boca e no rosto, antes de espalharem-se pelo resto do corpo. Depois, as lesões evoluíam para bolhas lotadas de pus, que faziam o doente sentir coceira e muita dor.
*Prevenção: O modo de frear a disseminação da varíola foi a vacina desenvolvida em 1796 e depois aperfeiçoada. Com ela, foi possível a erradicação da doença. A OMS realizou no mundo todo um plano de vacinação em massa. O último caso de contaminação pelo vírus Orthopoxvírus variolae foi registrado em 1978.
*Tratamento: Não existe tratamento específico contra a varíola. Quando essa doença ainda não estava erradicada, o máximo que se podia fazer era tentar amenizar a coceira e a dor, e esperar que o organismo reagisse para vencer o vírus. A sobrevivência do doente dependia da forma de varíola que ele adquiria, já que a enfermidade se divide em duas formas principais, a varíola major, com 30% de letalidade, e a varíola menor, também conhecida como alastrim, mais comum e com menos de 1% de casos fatais (também existiam manifestações mais raras da doença, como a hemorrágica e a maligna). Quando secam, as bolhas de pus se transformam em feridas, que podem deixar cicatrizes para a vida toda.
*Curiosidades: *A varíola foi a primeira doença contagiosa a ser erradicada por meio da vacinação.
*Muitas pessoas eram contra a vacina por acreditarem que ela era imoral, já que sua aplicação era feita nos braços ou nas coxas.
*Rui Barbosa, importante político brasileiro da Primeira República, foi um dos que mais atacou a obrigatoriedade da vacinação. Anos mais tarde, reconheceu o valor das idéias de Oswaldo Cruz.
*A revolta da vacina também ficou