Doenças
Peste Bubônica: É causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis. Os sintomas são: febre, calafrios, vômito, diarreia, ocorrência de nódulos linfáticos inchados e hemorragias internas que causam enegrecimento da pele. Pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou pela picada de pulgas provindas de um hospedeiro infectado. É tratada com antibióticos e pode ser prevenida evitando contato com roedores e erradicando-os da área de habitação.
Pneumonia: Pode ser causada por vírus, bactérias ou até fungos. Não há só um agente etiológico, os mais comuns são o Streptococcus pneumoniae e Mycoplasma pneumoniae. Os sintomas são: febre alta, dor no tórax, tosse, falta de ar, prostração, entre outros. É proveniente de uma gripe mal curada, e é tratada com antibióticos e já existe vacina para o tipo mais comum, o Streptococcus pneumoniae. Os únicos modos de se prevenir são: alimentando-se bem, tendo bons hábitos de higiene e evitando exposição a mudanças bruscas de temperatura.
Raiva: É causada por um vírus do gênero Lyssavirus, família rabdoviridae. Os sintomas são: paralisia de membros inferiores que se estende ao corpo, depressão, agitação, sensação de mal-estar, febre, salivação. É transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por mordida ou ferida aberta. Não há tratamento, somente medidas de prevenção que são: vacinação e exames periódicos para verificar níveis de anticorpos.
Rubéola: É causada por um vírus chamado tagovírus. Os sintomas são: febre, manchas avermelhadas pelo corpo, dor na cabeça e dores no corpo. Sua transmissão ocorre pelo contato direto, por secreções ou pelo ar. O tratamento da rubéola se restringe a amenizar o desconforto provocado pelos sintomas, enquanto o organismo se defende da doença e recupera-se, uma vez que não há tratamento antiviral específico. A melhor forma de prevenir a rubéola é através da vacinação, que é feita por volta dos 15 meses de idade.
Tuberculose: É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.