Doenças
NOMES: conhecida como Cólera.
OCORRÊNCIA: Cólera é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado, causada por uma enterotoxina produzida pela bactéria vibrio colérico (Vibrio cholerae).Epidemias de cólera são comuns em regiões de acampamentos e aglomeração humana, onde as condições de higiene e saneamento básico são precárias ou inexistentes.
SINTOMAS: uma incubação é de cerca de cinco dias. Após esse período começa abruptamente a diarréia aquosa e serosa, como água de arroz. As perdas de água podem atingir os vinte litros por dia, com desidratação intensa e risco de morte, particularmente em crianças. Como são perdidos na diarréia sais assim como água, beber água doce ajuda, mas não é tão eficaz como beber água com um pouco de sal. Todos os sintomas resultam da perda de água e eletrólitos. Diarréia volumosa e aquosa, dores abdominais tipo cólicas, náuseas e vômitos.
TRANSMIÇÃO: principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doente ou portador. Os alimentos e utensílios podem ser contaminados pela água, pelo manuseio ou por moscas. Peixes, crustáceos e bivalves, marinhos ou dulcícolas, provenientes de águas contaminadas, comidos crus ou mal cozidos, têm sido responsabilizados por epidemias e surtos isolados. Também pode ocorrer a propagação de pessoa para pessoa, por contado direto. A contaminação de mananciais e reservatórios com menor volume de água, e/ou do lençol freático, e a intermitência de distribuição de água na rede de abastecimento, possibilita a passagem de águas contaminas para dentro das tubulações, sendo responsáveis por epidemias com ocorrência de grande numero de casos.
PROFILAXIA: procurar adotar medidas que melhorem as condições de higiene dentro de casa e também no ambiente d e trabalho. Beber somente água potável ou, se não dispõe desta, ferver ou utilizar hipoclorito de sódio em toda a água para o consumo. Consumir todos os alimentos cozidos,