Doenças e Disfunções da Pele
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE OBSERVADAS EM CENTROS ESTÉTICOS 4
2.1 Alterações Cutâneas 4
2.1.1 Acne 4
2.1.2 Psoríase 6
2.1.3 Câncer de Pele 7
2.1.4 Envelhecimento Cutâneo 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Cada pessoa possui o seu metabolismo, que pode variar de acordo com a herança genética, os hábitos alimentares, os ambientes que vive e freqüenta e muitos outros.
A pele como organismo vivo, reage conforme as condições do dia a dia. Desta forma, acaba sendo exposta, entre outras coisas, à poluição presente nas cidades e ao estresse da vida moderna, além de outros agentes como bactérias e fungos, causando grande prejuízo a saúde e beleza.
As doenças cutâneas são uma série de problemas em que as manifestações são exclusiva ou predominantemente cutâneas. Embora algumas destas doenças possam ser pontuais ou banais, existem outras que podem ter graves repercussões em todo o organismo.
Nesse estudo iremos abordar as causas que levam ao aparecimento de determinadas patologias e as mais comuns que surgem nos centros de estética.
2 PRINCIPAIS DOENÇAS DE PELE OBSERVADAS EM CENTROS ESTÉTICOS
A preocupação com os cuidados com a pele se inicia desde cedo, geralmente na adolescência e permanece ao longo dos anos.
Alguns problemas de pele ocorrem de forma natural como o envelhecimento, outros ocorrem devido a fatores externos, como a má alimentação e exposição ao sol.
Embora, as lesões cutâneas sejam bem distintas, algumas delas, as mais frequentes e típicas, são consideradas evidentes, pois correspondem a alterações da pele mais ou menos localizadas e muito comuns, que podem ser causadas por vários problemas e por se destacarem pela uniformidade dos seus traços mais relevantes, como o seu aspecto e o das camadas que costumam ser afetadas.
2.1 alterações cutâneas
As alterações cutâneas constituem-se em anormalidades ocorridas na pele, decorrentes de fatores