Doenças viróticas
O sarampo é uma doença contagiosa, que não tem cura, é causada por um vírus chamado morbili. Ele é transmitido por vias respiratórias e é uma das doenças que causa maior mortalidade infantil.
SINTOMAS:
Ao adquirir este vírus, os principais sintomas que surgem 7 dias após o contágio são febre alta, tosse, coriza e hipersensibilidade à luz, além de aparecer manchas brancas na mucosa da boca e manchas avermelhadas na pele (pelo corpo todo).
PREVENÇÃO:
O sarampo é uma das doenças mais graves que pode se dar na infância, um modo de prevenção é através da vacina, que é dividida em duas doses, a criança toma a primeira dose aos 9 meses e a segunda dose aos 15 meses.
As mulheres grávidas, pacientes com leucemia ou com baixa imunidade que não são vacinadas, não devem receber a vacina.
TRATAMENTO:
- repouso
- antipiréticos (medicamentos que diminuem a febre, como o paracetamol)
- os anti-tosse
- os antibióticos (previnem as eventuais superinfecções e são comprados estritamente sob prescrição médica). Os medicamentos antipiréticos são essenciais em crianças pequenas, cuja febre for superior a 38.5 °C (risco de convulsões).
- as feridas ou placas vermelhas do sarampo não coçam e portanto, não necessitam de cuidados específicos como é o caso da varicela (catapora), por exemplo.
FEBRE AMARELA
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da febre amarela (vírus amarílico), conhecido cientificamente como um Arbovírus, do gênero Flavivirus.
SINTOMAS:
Os principais sintomas da Febre Amarela são: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a seis dias após a picada (período de incubação).
PREVENÇÃO:
As únicas formas de evitar a Febre Amarela Silvestre são a vacinação contra a doença, a educação da população e a conscientização sobre sua responsabilidade na prevenção FEBRE AMARELA.
TRATAMENTO:
Não existe tratamento curativo,