Cultura
2) Tendo como referência o texto do escritor Alfredo Bosi, defina o conceito de CULTURA
3) Apresente três diferenças entre cultura popular e cultura erudita
4) Defina os seguintes conceitos: Hibridismo, Diversidade étnica e multiculturalismo
RESPOSTAS
01) A cultura interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas e ela até pode decidir sobre a vida e a morte dos membros de uma sociedade, na medida em que ela provoca cura de doenças, reais ou imaginárias. Estas curas ocorrem quando existe a fé do doente na eficácia do remédio ou no poder dos agente culturais.
02) A palavra cultura passou de um significado puramente material para um significado ideal, moral e intelectual, que significa conjunto de ideias e valores. A transmissão de conhecimentos e valores de uma geração para outra é uma das primeiras ideias que todos tem de cultura. Mas não basta a herança das riquezas do passado, é preciso continuar aprofundando certos veios; a cultura sempre está em fase de desvios, ela não é algo estabelecido para sempre, exceto as culturas em decadência que se fixam, tal como a cultura bizantina e a cultura chinesa.
03) A cultura popular é aquela que é produto de um saber não institucionalizado, que não se aprende em colégios ou academias; é associada ao senso comum, ao conhecimento espontâneo, do povo. A cultura erudita, por outro lado, pressupõe uma elaboração maior e por isso uma institucionalização do saber; é necessário estudo e aprofundamento. O produtor de cultura popular e o de cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social – a cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições.
04) O termo hibridismo assinala a mistura de culturas locais e universais na globalização.
A diversidade étnica é a diversidade entre raças e