Doenças Virais
Agente
Transmissão
Sintomas
Profilaxia
Rubéola:
Togavírus
Ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
Dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo, coriza, aparecimento de gânglios, febre, manchas avermelhadas.
Vacinação (tríplice viral, SRC, ou MMR), que deve ser aplicada em duas doses, a primeira entre 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos.
Sarampo:
Morbili vírus
Ocorre por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
Manchas avermelhadas que progridem em direção aos pés, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.
Vacinação (tríplice viral, SRC, ou MMR), que deve ser aplicada em duas doses, a primeira entre 12 e 15 meses e a segunda entre 4 e 6 anos.
Varíola:
Orthopoxvirus
Através das gotículas de saliva, pelo contato com objetos e pertences de pessoas portadoras, até que as cascas das feridas caiam continua contagiosa.
Febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gástricos. Surgem em todo o corpo, numerosas protuberâncias cheias de pus, que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes, e conferem coceira intensa e dor.
A vacina antivariólica, que é preparada a partir dos vírus em suspensão, obtida por vacinação de carneiros e bovinos.
Poliomielite:
Poliovírus (sorotipos 1, 2, 3)
Pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas), e provocar ou não paralisia.
Variam de acordo com a gravidade, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite, e a forma paralitica que causa flacidez muscular que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
A VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses