resumo do livro "o que é retorica"
A retórica ajuda a celebrar o casamento dos interesses do influenciador com os do influenciado.
O anunciante do produto utiliza a retórica para obter lucros, o governo a utiliza para manter-se no poder e a oposição para chegar ao poder.
Quando um país funciona como uma democracia, a prática retórica permite a coexistência de varias definições da realidade. Onde você pode defender seus interesses, concordando, discordando e se expressando.
Em um país não democrático, os interesses são determinados por quem estiver no poder, em que uma única definição de realidade é imposta...
*RETÓRICA COMERCIAL
Os anunciantes de produtos ou serviços com o intuito de obter lucros, definem o que tem para vender, como algo capaz de nos trazer um bem que ainda não temos, nos induzindo a comprar o produto, pois ambos estão interessados em qualquer coisa que lhes beneficiem.
No entanto poderá ocorrer o uso de argumentos falaciosos por parte dos anunciantes devido a falta de conhecimento ou má fé. Um argumento é falacioso quando não condiz com a realidade.
*RETÓRICA DO GOVERNO
Todos nos buscamos benefícios e os governos precisam nos convencer de que estão nos beneficiando.
A retórica governamental tem duas finalidades: (1) obter a cooperação do povo para exerce controles sociais necessários à ordem social (que pende do comportamento coletivo que o governo procura conseguir de nós); (2) legitimar o exercício do poder. Para manter-se no poder o governo precisa ser legal, eficaz e legitimado. Essa legitimidade carece, em grande parte, de uma retórica governamental que leve-se a todos a acreditar na eficácia do governo e na identificação dele com os interesses de vários grupos que formam a sociedade.
*RETÓRICA DA OPOSIÇÃO
Está retórica baseia-se em dois interesses: aliviar um mal que nos aflige (as necessidades insatisfeitas dos que não tem) consistindo assim uma retórica progressista; e evitar um mal que nos assusta (o medo dos que têm de perde o