doenças virais e bacterianas
AIDS/SIDA
Esse nome vem do inglês: Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Essa doença é causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa de nosso organismo e as destrói. Ele penetra nos linfócitos através da membrana que os protege e, no interior deles, se reproduz, alimentando-se da própria célula hospedeira e volta ao sangue à procura de outros linfócitos para atacar. Dessa forma, as defesas de nosso organismo tornam-se cada vez mais enfraquecidas. Por isso, as pessoas com o vírus da AIDS ficam sujeitas a contrair qualquer doença. Tornam-se cada vez mais fracas e acabam morrendo de doenças até muito simples de serem tratadas, como uma gripe, por exemplo.
Essa doença é transmitida através do sangue, esperma, secreções vaginais (relações sexuais), seringas e agulhas contaminadas. Lactantes também transmitem essa doença pelo leite materno.
Ainda não existe cura, mas sim meios que podem ser adotados para se evitar a AIDS. Tais meios são:
- Uso de camisinha, transfusões de sangue seguras (sangue de quem fez o teste para o HIV), objetos cirúrgicos e seringas sempre descartáveis, relações sexuais com pessoas fora do grupo de risco.
Estagios da AIDS:
Estágio 0
Exposição ao vírus. O HIV não manifesta nenhum sintoma logo que se instala no organismo. O tempo que o vírus leva para se instalar no organismo (de modo que possa ser detectado pelos testes padrões) pode levar de 6 semanas a 1 anos.
Estagio 1
Já se detecta o vírus através de testes padrão. A maioria das pessoas não apresentam sintomas neste estágio, porém algumas desenvolvem um distúrbio semelhante à mononucleose. Além disso, podem surgir pequenos pontos vermelhos na pele e leves distúrbios do sistema nervoso central, podendo virar uma encefalite.
Estagio 2
A pessoa apresenta inchaço crônico dos nódulos linfáticos, podendo permanecer neste estágio por 3 a 5 anos, sentindo-se bem.
Estagio 3
Caracterizado por um